28.10.2015 - Nós e os Mosaicos Hidráulicos!

Fotografia de Lincoln Barbour via Jessica Helgerson Interior Designer


















Já mostrámos aqui alguns espaços e até materiais que adoramos (como o caso dos típicos azulejos portugueses), e hoje queremos partilhar um dos nossos materiais preferidos: o mosaico hidráulico, que seria nem mais nem menos que o sonho para a nossa cozinha.
Já todos vimos magníficos exemplos deste material em pavimentos de lojas, edifícios públicos, ou até na casa muito velhinha dos nossos avós, por vezes gastos, partidos ou até manchados. E a verdade é que durante algum tempo ninguém lhes ligou nem deu valor, tendo sido muitas vezes substituidos por materiais mais recentes, com possibilidade de fabrico industrial.

Este tipo de mosaico é inteiramente executado através de um processo artesanal, recorrendo a um trabalho minucioso do artesão, quando cria os pigmentos e os diferentes moldes para a execução dos diferente padrões. São estes aspectos que lhes conferem determinadas caracteristicas que o processo industrial não conseguiria, sendo uma delas, a singularidade deste tipo de revestimento (ou seja nunca existe um completamente) igual ao outro. As outras características são: o acabamento mate (uma vez que, ao contrário dos azulejos, não são vidrados e por isso não possuem brilho), as cores e a sua textura suave de cada mosaico.

Fotografia do blog Belle Maison Nailloux 






















Fotografias de Anne Sophie Nebout via Libertydeco
Numa altura em que começámos a dar cada vez mais valor aos elementos tradicionais e em que tudo se aproveita, se recicla e se reabilita, este tipo de mosaicos é capaz de dar aquele "toque" especial num espaço contemporâneo, urbano, industrial ou rústico, e voltou a ser bastante utilizado em projectos actuais.
Claro que nem todos temos a sorte de ter uma casa super antiga para reabilitar (sim para nós seria uma sorte!), ainda com o seu mosaico hidráulico original, mas se gostarem tanto como nós, ficam a saber que há vários locais onde é possível adquiri-los (deixamos uma listinha no fim do post).

Fotografia via Marrakechdesign
Fotografias via Kismet Tile

Fotografias de David Foessel, projeto de Cut Architetures via Dezeen

Fotografia de Massimo Fiorido via Divisare
































Lista de alguns fornecedores de mosaico hidráulico:

Koklatt, em Lisboa;

Mosaic del Sur, vendem online, e podem experimentar muitas combinações e personalizar o vosso mosaico no simulador (sim perdemos horas aqui!); são comercializados também pela Studiofirma, em Cascais;

Projecto Mosaico, em Sintra;

Artevida, em Estremoz;

Mestre Lucio Zagalo (oficina tradicional, e provavelmente o local onde podem comprar os mosaicos mais em conta, que encontrámos), em Estremoz.


1 comentário:

  1. A LOGOS - Mosaicos e Artefactos em Betão, em Montemor-o-Novo também os fabrica numa grande variedade de cores e desenhos, com a vantagem de poder criar qualquer mosaico com uma simples fotofrafia ou desenho que lhes façam chegar, tudo isto a preços MUITO SIMPÁTICOS.
    Contactos: 266892459 e geral@logos-mosaicos.pt

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...